sábado, 19 de novembro de 2016

A ORAÇÃO DE JABEZ

 
             Há um tempo li um pequeno livro chamado "A Oração de Jabez" (Bruce Wilkinson), do qual compartilho com vocês minha interpretação:

          Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz".
            Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E Deus atendeu ao seu pedido. (1 Crônicas 4:9-10)

O que há de diferente em Jabez?
             A bíblia simplesmente relata que “Deus atendeu ao seu pedido”. Uma coisa é certo ele possuía intimidade com Deus.                                                     
“E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos;”
            O que precisamos fazer para nos tornarmos ilustres na presença de Deus?
            “Ilustre é aquele que se distingue por seu brilhantismo, por qualidades dignas de louvor; célebre, eminente, notável.”
O que há de especial na Oração de Jabez?
Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos, que a tua mão seja comigo e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha tristeza!
            Jabez foi objetivo e específico. E como a palavra nos ensina, atendeu a um requisito essencial, pediu corretamente.
            Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tiago 4:3).
             Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os gentios. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.          Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. (Mateus 6:6-8).
“Abençoa-me”
Jabez ao pedir a bênção de Deus estava dizendo: “usa-me Senhor!”
“Abençoar faz parte da natureza de Deus” Bruce Wilkinson (A Oração de Jabez).
            Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.
Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus: [...] (Deuteronômio 28:1,2).
 “E aumenta as minhas terras!”
            Alargar as fronteiras significa ter vida abundante, a palavra do Senhor nos ensina que devemos pedir a plenitude da prosperidade de Deus.
            Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade. Salmos 2:8
            Peça a Deus que aumente sua influência no serviço do reino:
       Para ser um ganhador almas;
       Para ser um canal de bênção para sua família;
       Para se uma bênção ao seu (futuro) cônjuge.
       Para que você prospere em seus negócios (estudos, profissão, finanças);
Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. (Lucas 11:10).
A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
            Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. (Tiago 5:17-18).
“Que a tua mão esteja comigo”
             E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; (Gênesis 28:20-21).
“E me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha tristeza”
Não permita me corromper, não permita que eu tome decisões que me tragam más consequências.
            E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal... (Mateus 6:13ª).
            O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. (Salmos 34:7).
            Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. (João 17:15).
“E Deus atendeu ao seu pedido”
            O desejo de Deus é atender o seu pedido.
            Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. (João 15:16).

sábado, 17 de setembro de 2016

O PRESENTE

É interessante como muitas vezes é turva a perspectiva que temos sobre felicidade, esperamos o fim do dia, o fim de semana, o fim do mês, o fim do ano, as férias, ... para enfim, sentirmos felizes.
Quando deixamos de viver o hoje, para nos preocuparmos com o amanhã, deixamos passar despercebido o maravilhoso presente de Deus para cada dia, “o presente”.
Sábias palavras nos dizem: “não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
Perdemos muito tempo conjecturando os “se(s)”, que estão no passado, “se eu tivesse feito isso”, “se eu não tivesse dito aquilo”, “se...”, “se...”, e “se”...
E pior de tudo, relutamos “bravamente” a enxergar uma simples verdade, não podemos mudar um ponto ou uma vírgula das horas passadas.
Por isso, não espere o amanhã chegar, diga hoje a sua família, aos seus amigos, aos seus irmãos em Cristo, o quanto os ama. Mas não diga apenas com palavras, os faça sentir o seu amor.
Abrace seus filhos. Beije sua esposa, sua noiva, sua namorada. E se ainda os tem por perto, diga aos seus pais o quanto são importantes pra você. Mas faça tudo isso com sinceridade.
E não esqueça o mais importante, todos os dias demonstre sua gratidão a Deus por sua misericórdia, que por amor a nós, renova-se a cada manhã.
Todos os dias recebemos uma grande dádiva do Criador, uma página em branco, para nela escrevermos uma nova história.

sábado, 28 de maio de 2016

ESCOLHA NÃO SE CONTAMINAR


Daniel, quando foi levado cativo a babilônia era um jovem, tinha entre 15 a 17 anos de idade, e tomou uma decisão impressionante para uma pessoa tão jovem: Ele decidiu, firmemente no seu coração, não se contaminar com as iguarias do rei. (Daniel 1:1-8). Contexto:

·       Ele estava longe dos pais e longe da vista das pessoas que o conheciam;
·       Ele sabia o queria, e onde queria chegar.
·       Ele tinha convicção do seu propósito (honrar a Deus).
1.    Como você age quando ninguém está vendo você?
Daniel aprendeu com seus pais a honrar a Deus mesmo quando estando longe deles, não esqueceu o que aprendeu com eles. Lemos em Efésios 6:2:”"Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa”.
Quando Deus lhe revelou e lhe deu a interpretação do sonho de Nabucodonosor, Daniel orou a Deus dizendo: “Eu te agradeço e te louvo, ó Deus dos meus antepassados; tu me deste sabedoria e poder, e me revelaste o que te pedimos, revelaste-nos o sonho do rei" (Daniel 2:23).
2.    Você sabe o quer e onde quer chegar na vida?
Almeje coisas nobres pra sua vida. Daniel era de linhagem nobre e não se contentaria em passar o resto da sua vida cumprindo um protocolo real (Daniel e seus amigos estavam sendo treinados para serem uma espécie de assistentes reais).
Existe uma frase conhecida, que se atribui a William Shakespeare que diz: se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”.
3.    Qual é propósito da sua vida?
Busque em Deus qual o propósito dele pra sua vida (Deus nos dá pistas, aprenda a ouvir a voz do Espírito Santo).
Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”. (Jeremias 33:3)
4.    O que pode me contaminar?
Tudo aquilo que me distancia de Deus é o que pode me contaminar:
ü Drogas (elas chegam sutilmente em festas, faculdades, por “amigos”, etc);
“Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”. 
(1 Coríntios 3:17)
ü Sexo fora do casamento (o sexo é um presente de Deus no seu tempo);
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19)
ü Internet (a internet pode abrir portas que farão um grande estrago na sua vida);
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (Mateus 6:22,23)
ü Músicas que não edificam (não esqueça, fomos criados para o louvor da Glória de Deus);
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. (1 Coríntios 6:12)
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. (1 Coríntios 10:23)
ü Amizades infrutíferas (fique distante de pessoas que te levam a pecar contra Deus);
            Escolha bem com quem se relacionar. Daniel tinha três amigos, mas havia algo em comum entre eles, o temor ao Senhor. Salmos 1:1 reforça essa verdade: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.
Conclusão:
Em Daniel 1:15:21, vemos o resultado da escolha de Daniel e seus amigos, eles foram considerados pelo rei dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino.
a) Decidir fazer a vontade de Deus e não se contaminar precisa tornar-se um hábito na sua vida.
Os hábitos se constroem com a repetição, Daniel passou três anos comendo legumes. Decida todos os dias não se contaminar com as coisas que podem te afastar de Deus!
Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. (Salmos 119:9-11)
b) Se você se mantiver puro, e escolher não se contaminar, Ele te honrará e te fará prosperar.
“Então o rei colocou Daniel num alto cargo e o cobriu de presentes. Ele o designou governante de toda a província da Babilônia e o encarregou de todos os sábios da província. Além disso, a pedido de Daniel, o rei nomeou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego administradores da província da Babilônia, enquanto o próprio Daniel permanecia na corte do rei”. (Daniel 2:48,49)
“Assim Daniel prosperou durante os reinados de Dario e de Ciro, o persa”. (Daniel 6:28).

Deus irá te honrar, se fores fiel a ele, mas lembre-se a Glória e Honra pertence somente ao Senhor!