quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

“IDE”

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. (Romanos 10:13-15).

Todos sabemos que devemos pregar o evangelho, e que também, já fomos enviados (ordenados) pelo Senhor. Lemos em Marcos 16:15-16: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.
Na maioria das vezes, fazer algo para cumprir uma ordem não é nada motivador, não nos traz entusiasmos, no entanto, em relação ao evangelho da salvação é diferente, devemos cumprir o que nos foi ordenado por amor.

  Quem ama a Jesus verdadeiramente tem prazer em fazer o que nos foi ordenado.
Está escrito em João 15:12-14: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando
.
Não há como dizer que amo as pessoas e deixar que caminhem para o inferno. O texto de Provérbios 24:11: “Livra os que estão sendo levados para a morte, E os que estão prestes a serem mortos, a esses detém”.

Devemos evangelizar porque sobre nós pesa esta obrigação.
Na primeira carta aos Coríntios 9:16-17, o Apostolo Paulo escreveu: “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! Porque, se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada.

Quem deve evangelizar? Somente os pastores e líderes? A quem foi comissionado o “Ide”?
Não podemos nos omitir desta obrigação, que também é um grande privilégio. É inaceitável a desculpa de que não sabemos evangelizar, e por isso não cumprimos o que nos foi ordenado pelo Senhor.
Todos conhecemos o texto chave da bíblia João 3:16, ele resume toda a pregação do evangelho. Deus amou a humanidade, pela morte na cruz Cristo pagou a minha e a sua dívida com o Pai, e gratuitamente, pela fé nos deu a salvação. Outros textos importantes: Romanos 3:23; 10:9-10.

Mesmo os mais novos na fé podem anunciar a Cristo. Tanto os mais antigos na fé, quanto os novos podem falar sobre o que Deus fez em sua vida. Entre outras formas temos: o testemunho pessoal; a entrega de um folheto; um presente como uma bíblia, um livro, um CD ou DVD; um texto via internet; ou até mesmo um convite a igreja. Exemplo: a mulher Samaritana (João 4:5-30).

Devemos pregar a palavra hoje, em tempo e fora de tempo. Na segunda carte de Paulo a Timóteo 4:2:Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Devemos falar de Jesus sempre, seja qual for a ocasião.

No evangelho de Mateus 25:34-40 a palavra de Deus nos alerta que naquele grande dia todos nos prestaremos conta da grande comissão: Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.
Os hospitais, casas de recuperação, cadeias (presos provisórios), presídios (condenados), asilos, orfanatos são exemplo de lugares onde as pessoas estão mais abertas para ouvir o evangelho.

Por fim, o evangelho de Mateus 24:14 nos lembra que, também somos responsáveis pela volta do nosso Senhor: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.


Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário