quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

DESMOTIVAÇÃO ESPIRITUAL

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” Apocalipse 3:15-16

INTRODUÇÃO:
O que leva um cristão a se desmotivar na vida cristã? Essa pergunta me intriga, pois vemos pessoas que possuem alguns anos professando a fé em Cristo, mas mesmo assim não passam de meros expectadores e consumidores da Palavra de Deus. 
Importa salientar que, não se trata daqueles que apostatarão da fé, conforme lemos em 1 Timóteo 4:1, não falamos dos que abandonaram a fé, mas de pessoas que amam ao Senhor, No entanto, por motivos diversos estão se encontram desmotivados, sem alegria. Lembremos que: “a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8:10).
Esse questionamento me fez refletir em como ajudar essas pessoas a recuperar aquele primeiro amor falado em Apocalipse. Temos que ser sinceros e muitas vezes reconhecer que estamos falhando ou usando os métodos inadequados para uma vida cristã sadia e frutífera. Vejamos a seguir alguns sintomas da desmotivação espiritual:

SINTOMAS DE DESMOTIVAÇÃO ESPIRITUAL:
1. Não lê mais a Bíblia, a pessoa acha que já leu o suficiente da Bíblia, já conhece bastante, já fez vários estudos, não vê a necessidade de ler a Bíblia, quando se dispõe a ler a leitura torna-se cansativa, chata, entediante, tudo chama a atenção, não consegue concluir a leitura. Quando a pessoa chega a esse nível percebemos que a Palavra já não faz parte da rotina diária dessa pessoa então os ensinamentos estão distantes da pessoa.
2. Não ora, a oração não faz parte da rotina diária dessa pessoa, só ora quando se sente constrangido na igreja e ainda sim não sente a presença de Deus, acha os momentos de oração entediante, fica pensando em outras coisas ou até mesmo reparando as outras pessoas no momento da oração;
3. Não sente vontade de ir para a Igreja: arranja qualquer desculpa para não ir para a igreja, seja dor de cabeça, indisposição, chuva, sereno, criança pequena, pais idosos enfim, todo tipo de desculpa e o interessante é que se sentem justificadas, mas não entendem que estão definhando, pois não se alimentam espiritualmente, ainda existem aquelas pessoas que estão fisicamente na igreja, porém como eu disse, somente fisicamente, a mente está longe e distante, o pensamento vagueando pelos grupos do whatsapp, pela internet, pelo facebook, não que eu sejamos contra essas ferramentas, mas a tudo temos que ter a sua devida hora;
4. A desmotivação contagia quem está perto: preste atenção nas atitudes e palavras de uma pessoa desmotivada, ela quer desmotivar as outras pessoas também... Elas perdem as esperanças de que pode melhorar, elas dizem logo: “Ah, isso não vai dar certo, já teve isso na igreja mas logo, logo vai acabar”, espero que em nome de Jesus você rejeite essa palavra de maldição, não receba essa palavra de desânimo. Ser otimista é diferente de ter fé, não confunda! Se Deus está nesse negócio, nada nem ninguém poderá impedir de acontecer. Portanto, se a sua liderança está apoiando e incentivando, se motive também a participar!
5. Comodismo espiritual: “Já tive experiências maravilhosas com Cristo, tenho um emprego, uma casa, uma boa saúde, um cônjuge, filhos, enfim estou satisfeito com a minha vida espiritual”, esse pode ser o discurso de uma pessoa cristã, mas devemos estar dispostos a ter mais de Deus, viver novas e constantes experiências com Deus, não ter medo de arriscar, pois a medida de buscamos mais e mais a nossa intimidade aumenta com Deus, imagine chegar ao ponto de Deus te arrebatar desta terra por não querer se separar de você? Que coisa maravilhosa!

COMBATENDO A DESMOTIVAÇÃO:
Para combater que a desmotivação ou a frieza espiritual nos bata a porta, vamos recorrer ao nosso manual de vida que é a Bíblia.
1. Criando hábitos saudáveis tanto para o espírito quanto para o corpo: existem pessoas que estão doentes fisicamente, logicamente não tem disposição para manter um hábito de leitura, por exemplo, importante fazer um check up e se certificar que você está bem fisicamente, depois de feito isso, criar uma rotina incluindo o hábito diário da leitura da Palavra. Não confunda, fazer devocional é diferente de meditação na Palavra na Bíblia, leitura de um ou dois versículos não pode substituir a sua leitura diária da Bíblia. Uma dica é ter planos de leitura diária da Bíblia, e sempre esteja com o coração aberto para que Deus fale com você através da Leitura da sua Palavra. Não importa quantas vezes você já leu essa ou aquela passagem, a Palavra se renova. Escolha um horário para ler a Bíblia, de preferência num horário onde você esteja sossegado, sem interrupções, o mesmo serve para a oração, como a Palavra nos diz: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.”
Mateus 6:6-7
2. Tomando uma decisão primeiramente na mente: Fixar na mente somente as coisas edificantes, não adianta alimentar a alma com coisas fúteis como: sentimentos de rancor, de mágoa, de tristeza, primeiramente temos que tomar uma decisão e a partir daí a atitude. “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” Colossenses 3:2. Não espere sentir alguma coisa pra poder tomar uma decisão. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9)
3. Cultive amizades que tenham a visão de reino: ou seja, esteja mais próximo de pessoas que estejam motivadas a realizar a obra do Senhor, pra que você não corra o risco de ser contaminado pelo desânimo, além do mais você amadurece com os ensinamentos que essas pessoas têm para passar. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” 1 Coríntios 15:33

CONCLUSÃO:

Uma boa dose de sinceridade na auto-avaliação ajudam a diagnosticar quão desmotivado você está no seu relacionamento com Deus, faça uma auto-análise e busque uma mudança de quadro, até porque o Senhor não nos obriga a nada, como na Palavra nos diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20)

5 comentários:

  1. Querido casal, sou grata a Deus pelo trabalho de vocês no Senhor que nâo é vâo!
    É tempo de despertar e praticar a Palavra.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa meditação obrigado abençoados por esta estudo Glória a DEUS

    ResponderExcluir
  3. Até pouco tempo eu me encontrava assim sem motivação quase parada estagnada e como está escrito aí fui me ocupando de uma tal forma que já fazia tempos que não meditava e nem orava mais aí uma amiga irmã me convidou pra fazermos campanas de orações , começamos duas vezes na semana hoje estamos no propósito todos os dias , pra honra e glória ao nosso Deus , muitas foram as benção recebidas atravéz das nossas campanhas 🙌🥰

    ResponderExcluir
  4. E mais louvo a Deus por este trabalho de vocês creio que vai ajudar muitas pessoas a se motivarem glória a Deus pelas vossas vida e por este ministério motivacional 🙌🥰🥰

    ResponderExcluir