quinta-feira, 26 de março de 2015

A PROMESSA DE DEUS, MUITAS VEZES, PASSARÁ PELA PROVA DO TEMPO.


Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? (Números 23:19).
Segundo estudiosos, encontramos na bíblia cerca de 30 mil promessas para nossas vidas. Por isso, precisamos compreender como alcançá-las, bem como saber esperar o tempo para recebê-las.
Algumas promessas são de posse imediata, como por exemplo, a salvação, está escrito em Romanos 10:9 que: “Se com tua boa confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. E a partir do momento que fazemos a confissão de fé, crendo na ressurreição somos salvos.
Outras ocorrem com em um espaço de tempo, consideravelmente, curto, podemos identificar esse fato na promessa de Jesus contida no evangelho Lucas 24:47, para que os discípulos ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder, o que se cumpriu, aproximadamente, em 10 dias, no Livro de Atos capítulo 2.
Para receber a promessa é imprescindível que se creia, e em seguida que se obedeça a voz de Deus, e algumas vezes nos dará algum trabalho, e poderá aos nossos olhos demorar para se cumprir, tomemos como exemplo Noé, ele creu na salvação e obedeceu a Deus, mas foi necessário derramar muito suor na construção da Arca por longos anos.
Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. (Hebreus 11:7).

Por isso, precisamos compreender que em diversas ocasiões, a promessa não será cumprida no tempo que desejamos, ou que esperamos, muitas vezes será necessário esperar o tempo de Deus, pois assim como colher os frutos antes do tempo, a promessa recebida fora do tempo pode ser desperdiçada. O Senhor conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó (Salmos 103:14), por isso o tempo de Deus será sempre o melhor tempo.


A promessa de Deus feita a Abrão
Em Gênesis 12:1-2, lemos: “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção”.
A obediência e a fé andam lado a lado, “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia”. (Hebreus 11:8)
Quando Deus chamou a Abrão, e lhe fez uma promessa, ele tinha em torno de setenta e cinco anos, pois ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã, Assim tomou Sarai, sua mulher, vendo que não lhe dava filhos, entregou a egípcia Agar, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão. E Abrão era da idade de oitenta e seis anos s, quando Agar deu à luz Ismael (Gênesis 16).
Contudo esse menino não era o filho da promessa.  E cerca de onze anos depois, Depois reforça a promessa que fizera ao patriarca Abraão. “Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será”. (Gênesis 16:10).
No capítulo 17 de Gênesis Deus muda o nome de Abrão (pai ilustre) para Abraão (pai de multidões), a mudança de nome, simbolicamente significou também uma ratificação da promessa.
Deus havia dito a Abraão que lhe daria uma descendência incontável, e quando estava perto de cumprir a promessa Deus envio ao seu servo três mensageiros para lembrar Abrão do que havia prometido: “E um deles lhe disse: certamente tornarei a ti no ano vindouro; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara estava escutando à porta da tenda, que estava atrás dele. Ora, Abraão e Sara eram já velhos, e avançados em idade; [...] (Gênesis 18:10-11).
Essa promessa de um povo numeroso, como as estrelas do céu, e a areia do mar, e começou se cumprir na vida de Abrão cerca de 25 anos depois, com nascimento de Isaque. “E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado”. (Gênesis 21:2). E ainda, no verso 5 do mesmo capítulo está que escrito: “Ora, Abraão tinha cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho”. 
Vejamos também o que diz a Carta aos Hebreus 11:7-12

Deus promete a Calebe posse da Terra
No livro de Números capítulo 13, Moisés envia 12 espias a terra de Canaã, e ao retornarem deram o seguinte relatório: [...] "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela”. (13:27).
Para se ter ideia eram necessários dois homens para carregar um cacho de uvas, pendurado em uma vara (13:23). Contudo os espias voltaram aterrorizados, pois narraram que o povo que viram eram poderosos, e as cidades são fortificadas e muito grandes, e também viram descendentes de gigantes (13:27-28).
Por isso, Deus prometeu a Calebe, quando tinha a idade de 40 anos, por meio de Moises, por sua fé e coragem, que lhe daria posse na terra que haveria de ser conquista, e após 45 anos cumpriu a promessa por intermédio de Josué.
No livro de Josué capítulo 14, 7-11, disse Calebe a Josué:
“Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança, mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus.
Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus’.
Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!
Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época.
Deus cumpriu fielmente a promessa feita a Calebe: E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança”. (Josué 14:13)
Por isso, tenha certeza que Deus lhe entregará a promessa, mas, algumas vezes, você precisará conquista-la. Assim como Calebe precisou lutar pela terra que já era sua por herança divina, da mesma forma Davi, antes de tomar posse do seu reinado, entre outras coisas, precisou derrotar o gigante Golias.

Deus cumprirá em sua vida os Sonhos que lhe deu

Gênesis 37:5-9 relata os sonhos que Deus deu a José, filho de Jacó:
Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais. "Ouçam o sonho que tive", disse-lhes.
"Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele".
Seus irmãos lhe disseram: "Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai governar sobre nós? " E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito.
Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: "Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim".
As escrituras afirmam que o Senhor que Deus cumpriu os sonhos que deu a José, e após ser vendido, como escravo, ser preso, Deus o exaltou a José como governador do Egito.
Em Gênesis 45:8 José diz aos seus irmãos: Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito”.
Do mesmo modo, Deus restabelecer os sonhos que ele lhe deu, e cumprirá a promessa que fez a você. Ele está preparando você para governar.

Quando a promessa parece tardar o coração desfalece
“A esperança adiada entristece o coração; mas o desejo cumprido é árvore de vida”. (Provérbios 13:12)
Por isso, ainda que seus olhas não vejam a promessa se cumprir neste momento, Deus, certamente, o honrará e cumprirá em sua vida promessa que fez a você.
E ainda que tudo parece não ocorrer como planejado, Deus está no controle. “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação”. (Habacuque 3:17-18)

“Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”. (Salmos 40:1).

Temos uma promessa ainda maior: a volta do Senhor para nos buscar

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:1-3)

Deus é bom em todo tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário