domingo, 29 de março de 2015

Atitudes que fazem a diferença

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”. Romanos 12:2.
INTRODUÇÃO:
Todos os dias tomamos decisões, sejam elas simples: como levantar, escovar os dentes, ir trabalhar, ou decisões mais complexas como: casar, mudar de cidade ou até mesmo de país.
Mas todas essas decisões tem uma consequência, como por exemplo: ir trabalhar todos os dias, final do mês tem o pagamento do salário. Se estudamos para um determinado exame, a aprovação e assim também como as escolhas que tomamos sem pensar, elas também nos trazem uma consequência amarga, é verdade, mas ainda sim tem consequências. Existe uma decisão que eu e você tomamos que foi a decisão mais acertada de todas as nossas vidas: Aceitar, Jesus como o nosso Senhor e Salvador, amém?
Vamos ver algumas atitudes que o cristão pode tomar para ter uma vida vitoriosa.
1ª Atitude: SEJA HUMILDE. Tomar consciência do seu real estado, seja na área financeira, espiritual ou emocional, pode evitar desperdício de tempo e energia na área errada. Querido leitor, todas essas palavras serão vãs, se você não reconhece que precisa de ajuda em alguma área na sua vida, seja ela na área financeira, emocional, familiar ou espiritual, não podemos ajudar quem não quer ajuda. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 1 Pedro 5:6.
O próprio Jesus, sendo Deus, humilhou-se para cumprir o plano de Salvação da humanidade: “Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” Filipenses 2:7
2ª Atitude: NÃO VIVA O PASSADO E SIM O PRESENTE. Parece óbvio, o que está escrito nesta segunda atitude, mas infelizmente algumas pessoas perdem tempo e energia, se prendendo ao passado e se lamentando com o que PODERIA TER SIDO FEITO, ou como era antigamente, antigamente era melhor... meu amado(a) infelizmente não podemos voltar no tempo e mesmo que um dia isso se torne possível no futuro, jamais poderemos prever como será a atitude das pessoas diante de uma ação nossa. Por isso, olhe pra frente e planeje, projete e sonhe os sonhos de Deus para a sua vida, libere o perdão para você mesmo, pois Jesus já pagou um alto preço pela minha e a sua vida.
“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas”. Apocalipse 21:5a.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17.
3ª Atitude: NÃO SE COMPARE COM NINGUÉM. Querido, todos nós somos únicos diante de Deus, e por isso mesmo temos os planos únicos que Deus fez para cada um de nós. Não existe fórmula mágica para se obter o sucesso. A Palavra chave é: Aceitar o Plano de Deus para a sua e a minha vida. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”. Romanos 12:2. Às vezes não entendemos como que o ímpio prospera e consegue viver uma vida tranquila e próspera, mas a palavra nos exorta a: “Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.
Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.
Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.”
Salmos 37:7-9
4ª Atitude: CONCENTRE ESFORÇOS NO SEU POTENCIAL E NÃO NAS LIMITAÇÕES. Qualquer ser humano tem um dom e um talento para alguma coisa, não existe uma pessoa que diga: “Não sei fazer nada de bom”. 
“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”.
1 Coríntios 12:27,28
Pare um pouco e pense: “O que eu faço de melhor?” É esse o seu potencial. Então concentre os seus esforços para que você seja o melhor no que você faz.
“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.1 Coríntios 12:31
Na vida cotidiana e da mesma forma, vejamos um exemplo, se eu gosto de matemática, vou fazer uma pós-graduação ou mestrado em: MATEMÁTICA, é claro! Tenho que me tornar o melhor matemático que o Brasil já conheceu... Não adianta eu me inscrever em Português para melhorar minha deficiência em Português, senão não vou desenvolver meu potencial que é Matemática e vou me tornar um aluno frustrado e medíocre (mediano) nas duas matérias, pois não cheguei ao máximo de matemática e português não me sinto motivado...
5ª Atitude: MANTENHA O FOCO NO SEU PROPÓSITO. Seja perseverante, não podemos dizer que temos fé, que acreditamos nas promessas do Senhor, se na primeira dificuldade eu abandono tudo, como se toda a minha caminhada cristã fosse um erro. Jesus disse que: “no mundo teremos aflições, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo” João 16:33. Não desista da promessa que o Senhor fez pra você. O desejo é apenas o primeiro passo para se alcançar o objetivo, mas a busca contínua nos faz progredir para alcançarmos os nossos propósitos. Exemplo de perseverança: Rute, moça moabita que se casou com um dos filhos de Noemi e Elimeleque, onde seu sogro veio a falecer, começando uma história de provação na vida de Rute, depois veio a morte do seu esposo e em seguida do seu cunhado, restando dessa família somente as mulheres: sua sogra, Noemi e sua cunhada Orfa, depois da morte do marido e dos dois filhos, Noemi incentiva as duas noras a voltarem para a casa dos seus pais para que ela volte para Belém, onde era a sua terra Natal, onde Rute tomou uma atitude de seguir sua sogra e servir o seu Deus (a decisão mais acertada de toda a sua vida) Rute 1:16. Chegando em Belém Rute se submete a colher as sobras das espigas dos campos de Boaz, onde o final dessa história resulta na redenção de Rute quando Boaz a toma como esposa, e ainda mais: Rute entra pra genealogia de Jesus, onde gera Odebe, pai de Jessé, pai de Davi e da raiz de Davi nasce Jesus.
Alguns exemplos de personagens que tomaram atitudes, mas fizeram escolhas erradas na Bíblia:
a)   Esaú – Trocou a sua primogenitura por um prato de lentilhas. Gn 25: 29-34;
b)  Sansão – Trocou seu chamado de nazireu, pelas amizades erradas e pela prostituição com Dalila. Jz 16: 15-19;
c)   Jonas – Não atendeu seu chamado de ir para Nínive, indo para Társis. Jonas 1:1-3 (Jonas, contudo ao final atende o chamado de DEUS);
d)  Lúcifer – Trocou o céu, uma vida de adoração a Deus pela desobediência e pela ganância de querer tomar o lugar de Deus. Ez 28:12.
Mas temos também exemplos atitudes, baseadas em escolhas corretas na Bíblia:
a)   Abraão: foi obediente ao sair da sua terra, da sua parentela e ir para um lugar desconhecido, e ainda foi pedido o sacrifício do seu filho Isaque. Gn 22:2 e Gn 22:18;
b)  José: escolheu ser fiel a Deus, mesmo em meio a tantas provações: ser vendido como escravo, ser preso por um crime que não cometeu. Gn 39:7-20;
c)   Daniel: escolheu não se contaminar com os manjares do Rei da Babilônia, ele também não se intimidou ao decreto do rei de pena de morte por adorar o Deus de Israel. Daniel 1:3-21;
d)  Moisés: Aceitou o seu chamado para libertar o povo hebreu do jugo do Egito.  
 CONCLUSÃO:
Para tomar a decisão da escolha certa, temos que apresentar ao Senhor sempre. Podemos nos aconselhar com os anciãos da igreja, com os presbíteros, pastores, e líderes, pois esses possuem mais experiência e, certamente, tem o temor do Senhor. Não adianta nos aconselharmos com pessoas que não tem o temor do Senhor, pois muitas vezes esses conselhos vão de encontro com a palavra do Senhor. Como no Salmo 1:

Vale ressaltar que a decisão que tomamos baseadas na vontade do Senhor, não traz confusão, nem dúvidas, pelo contrário traz paz ao nosso coração e as pessoas que convivem conosco testificam na nossa vida a decisão acertada, independentes de serem favoráveis ou não à nossa vontade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário